Mensagens instantâneas, cloud computing, mídias sociais, streaming, entre muitas outras inovações só tiveram se otimizaram (e foram concebidas) graças ao avanço da internet e tecnologias da comunicação. Em meio à internet 2.0, o desafio de inovar reside na criatividade e reflexão de novos negócios promissores; algo para o qual o ambiente virtual se mostrou um terreno fértil de oportunidades.
Para entender o potencial da grande revolução de nossa era é preciso visitar o panorama em que a internet se situa no âmbito de tecnologia e como empresas e usuários utilizam esta como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de seus negócios. Os avanços da tecnologia na era digital apresenta olhares relevantes de pessoas muito importantes dentro deste ecossistema, além de nos mostrar, visualmente em dados, a dimensão da internet em qualquer aspecto de nossas vidas.
Tão próxima é a relação das tecnologias de internet que, a partir delas, são estabelecidos novos comportamentos sociais. É o que comenta Clay Shirky em Técnologias e a verdadeira revolução, onde também aborda como a obsolescência das tecnologias outrora de ponta é um efeito motivador para mudanças sociais e de planejamento de como empresas devem vender seus produtos.
Outras mudanças de paradigma que a internet demanda de empresas inovadoras são apresentadas por Mohanbir Sawhney em Mudança nos conceitos de inovação, onde aumentar o número de ideias geradas, elevar a velocidade da inovação e melhorar a qualidade dos resultados se tornou crucial para empresas presentes na rede. Além disso, ele ressalta não que a internet pode inovar, mas sim que ela deve fatalmente fazer isso já que seus concorrentes acabarão fazendo o mesmo.