A iniciativa Futurecraft 4D, em parceria com a startup Carbon, pode sinalizar o futuro da manufatura
A Adidas anunciou recentemente uma parceria com a startup Carbon 3D para imprimir em 3D em larga escala as meias-solas dos tênis (aquelas partes acolchoadas que acomodam nossos pés). Batizada de Futurecraft 4D, a joint venture deve produzir 5 mil pares de tênis com a tecnologia Carbon até o final de 2017, e a intenção é chegar aos 100 mil pares já no próximo ano.
Embora a impressão 3D seja mais associada à personalização de produtos, a Adidas vai começar a testar a tecnologia com um design único. O objetivo ao longo do tempo, no entanto, é customizar cada calçado para os contornos únicos dos pés de cada consumidor – cada pessoa terá seu molde dos pés, por exemplo, e o enviará à fabricante pela internet.
Essa não é a primeira incursão da Adidas no mundo da impressão 3D – ela já fez um tênis com a Materialise, que vendeu por US$ 333 –, nem ela é a única empresa de calçados que está buscando uma solução de impressão 3D para seus desafios. O interessante desse caso é a aposta da Adidas de que a tecnologia Carbon viabilizará a produção em massa e, portanto, em velocidade e com custos baixos – uma grande ruptura com a impressão 3D caracterizada por pequenos volumes, lentidão e preços altos.