César Souza, presidente da Empreenda e autor dos best-sellers Você É do Tamanho dos seus Sonhos e Você É o Líder da sua Vida?, assustou-se. E não é para menos. A pesquisa que sua firma de consultoria realizou em parceria com a HSM sobre os sonhos dos altos executivos brasileiros indicou que responsabilidade social não é item prioritário na agenda da maioria –apenas 12% a consideraram realmente relevante, ante 57,7% de prioridade ao bem-estar pessoal e à carreira e 30% à empresa. “Dirigentes colocando sonhos pessoais e de carreira em primeiro lugar? Não são gerentes e funcionários!”

E ainda seria possível acrescentar aos motivos de preocupação gerados pelo resultado o desconhecimento dos líderes quanto à relação direta entre preservação do meio ambiente e as novas regras da economia pós-industrial que desponta no horizonte.

Outra revelação nada tranquilizadora girou em torno do sonho menos votado pelos respondentes. A boa imagem do País no cenário internacional só é sonho de 22,1% dos líderes, o que pode significar que eles também desconhecem a relação direta entre o prestígio da marca Brasil e o sucesso de seus negócios em um mundo tão interconectado como o atual.