De acordo com relatório da Gartner, o COVID-19 fez com que 7 em cada 10 conselhos de administração acelerassem seus negócios digitais. Mas acelerar o digital requer uma mudança nos hábitos de trabalho, e a realidade é que as pessoas não mudam seus hábitos da noite para o dia.

A aceleração não é apenas um problema de tecnologia. Requer um esforço deliberado para repensar as formas como o trabalho é executado, os processos são realizados e as decisões são tomadas, permitindo uma maior agilidade e melhor adaptação à cultura de trabalho que vem emergindo.

“Acelerar os negócios digitais significa trabalhar de forma diferente e mais rápida, mas as pessoas não mudam seus hábitos de trabalho sob comando, assim como não mudam seus hábitos alimentares sob comando”, diz Mary Mesaglio, da Gartner. “Os líderes executivos devem estruturar a mudança para os funcionários, definindo novos valores ou dobrando os valores existentes e, em seguida, vincular os comportamentos esperados a eles. Apenas declarar os valores é muito vago.”