Nos últimos vinte anos, o consumidor mundial foi beneficiado por uma onda tecnológica de facilidades que mudaram por completo a forma como se compra qualquer coisa. Com um cliente que tem toda informação que quiser sobre o que quer adquirir (preços, marcas etc.) é preciso avaliar qual o papel do vendedor, da loja física e como a internet se relaciona com ambos como parceira e não como concorrente.
Para falar da relação entre vendas on-line e off-line, David Bell fala de como as empresas estão usando o Modelo de Gravidade (Gravity Model), a comparação entre os postos de venda físicos e as transações via e-commerce e em que situações um é mais atrativo do que o outro, como o processo de pesquisa e escolha de um produto pelo consumidor mudou drasticamente.
No artigo O varejo começa a vibrar, você verá que, na visão de grandes empreendedores do varejo, os ambientes on-line e off-line não podem operar separados, verá que ambos possuem funcionalidades que se complementam. O artigo também apresenta exemplos de como a relação on+off funciona em algumas empresas pelo mundo além de conceitos inovadores de interação do potencial consumidor com o seu produto do desejo.
Em A transformação de vendas, Frank Belzer traça um panorama sobre avanços tecnológicos de certas áreas e como isso possibilitou uma completa mudança na maneira de vender. Sua fala também aborda o papel do profissional vendedor nos dias de hoje, como este deve aproveitar ao máximo o tempo que possui a atenção do cliente, o qual tem inúmeras possibilidade de consumir.