A Pesquisa Pulse da PwC de 2021 mostra que a confiança entre os líderes empresariais dos EUA aumentou em meio às expectativas de uma forte recuperação econômica por lá.
Mas essa perspectiva positiva é obscurecida por preocupações com fatores sociais. Embora muitas empresas tenham encontrado maneiras de prosperar sem voltar aos padrões anteriores ao COVID-19, elas continuam preocupadas com os efeitos persistentes da pandemia sobre a força de trabalho e suas comunidades. Por exemplo, 29% disseram que retomar as viagens de negócios é muito importante, bem abaixo dos 52% que acreditam que suas perspectivas estão associadas ao ritmo de reabertura de escolas. Menos de um terço dos executivos está otimista de que o país pode fechar as brechas sociais e econômicas que se tornaram mais aparentes no ano passado.
Oitenta e três por cento de todos os líderes empresariais dos EUA esperam aumentar as receitas este ano. Esse é um salto significativo em relação ao outono passado, quando apenas um quarto dos líderes financeiros esperavam crescimento. Parte desse otimismo vem dos US $ 1,9 trilhão em dinheiro de alívio da COVID-19 que está fluindo para a economia – assim como o rápido lançamento de vacinas está diminuindo as restrições às atividades econômicas. Em pesquisas anteriores da Pulse, os líderes empresariais têm consistentemente, e quase unanimemente, buscado uma resposta forte do governo federal à crise do COVID-19. Hoje, 71% por cento expressam satisfação com a resposta dos EUA à pandemia.
Com uma consciência aguda de seu próprio papel em reiniciar o trabalho e a vida em 2021, após um ano devastador, muitos líderes empresariais estão tomando medidas concretas. No topo da agenda de negócios está o apoio e o fortalecimento de uma força de trabalho cansada da pandemia e o aumento da confiança entre todas as partes interessadas. A pesquisa da PwC foi conduzida de 8 a 12 de março, com 732 executivos seniores em funções de diretoria executiva e diretoria corporativa. Os executivos compartilharam o que é mais importante para suas empresas prosperarem em uma economia pós-pandemia e suas estratégias para o sucesso em 2021.