Não, nós não temos uma fórmula secreta de inovação no Google. O que descobrimos aqui foi que as melhores ideias vêm de provocações sistemáticas e de um aperfeiçoamento determinado e que essa fórmula pode ser usada em qualquer empresa.

Elaboramos nossa própria abordagem de brainstorming, que combina liberdade de pensamento com estruturação, com base em três princípios básicos. Nosso processo tem as seguintes etapas:

  1. Conhecer o usuário.
  2. Pensar 10x (dez vezes).
  3. Fazer um protótipo.

Parece simples, certo? E é, contanto que você execute cada passo de maneira correta.

Conhecendo o usuário

Para resolver qualquer grande questão, você precisa focar primeiramente o usuário a que se destina a solução; tudo vem daí. No Google, vamos a campo e falamos com as pessoas; ouvimos suas histórias, conhecemos seus sentimentos e suas ideias.

Pensando dez vezes

Com base nas informações dos usuários, dá para se dedicar a pensar sobre a solução. Mas não se trata de pensar de qualquer jeito.

O conceito de pensar 10x está no coração da maneira como inovamos no Google. O propósito é tentar melhorar algo dez vezes, em vez de apenas 10%.

Isso fica evidente quando se observa o que acontece depois que os participantes de um brainstorming voltam a se reunir já tendo colocado suas ideias no papel. Nessa hora, a mais produtiva do processo, há seis conselhos a seguir:

  1. Trabalhe com base nas ideias dos outros. Especialmente no início da discussão, emende as propostas começando com “sim e...”, em vez de “não, mas...”.
  2. Gere muitas ideias. Nesse estágio, quantidade é mais importante que qualidade.
  3. Escreva. Descrever a ideia com menos de seis palavras, como uma manchete de jornal ou revista, ajuda a dar clareza à proposta.
  4. Use imagens. Elas falam mais alto e dão menos margem a interpretações erradas.
  5. Pense grande. Busque ideias ousadas e robustas – soluções que melhorem algo dez vezes, não meras mudanças incrementais.
  6. Adie qualquer decisão. Não julgue as ideias no calor do brainstorming; deixe que cresçam para que se possa trabalhar em cima delas.

Fazendo um protótipo

Muitos brainstormings acabam com o agendamento de outra reunião no mesmo horário. O antídoto é partir para a ação.

No Google, o brainstorming inclui um protótipo, que não precisa ser perfeito. Trata-se apenas da materialização de uma ideia, com o único objetivo de responder a questões imediatas e testar pressupostos.