O mundo dos negócios tem passado por uma transformação fundamental que alterará radicalmente a natureza das organizações e sua forma de criar valor. Essa tendência afetará todos os tipos de setores de atividade, desde os tradicionais, como educação, segurança, saúde, automobilístico e de calçados, até os emergentes, como a indústria dos videogames ou das ferramentas de busca da internet. 

O livro A Nova Era da Inovação propõe justamente uma resposta das empresas a essa transformação. A obra se divide em oito capítulos, que versam sobre a transformação dos negócios, processos de negócios habilitadores de inovação, ferramentas analíticas e os insights que geram para a inovação, arquitetura de tecnologia da informação para a inovação, legados organizacionais e as barreiras que impõem à criação de valor, gestão da tensão entre eficiência e flexibilidade, reconfiguração dinâmica dos talentos e, por fim, uma proposta de agenda para os gestores corporativos –focada na essência da inovação.

O novo livro de C.K. Prahalad e M.S. Krishnan se dedica a descrever e analisar as causas da transformação da paisagem competitiva e do espaço para a criação de valor e para a inovação (o quê e o porquê) em sua primeira metade. A trajetória que uma empresa deve escolher a partir disso, levando em conta sua própria história e seu conhecimento para adotar os princípios do novo paradigma de negócios, é abordada na segunda metade da obra.