Não é novidade para ninguém a crônica escassez de talentos no Brasil, cuja raiz está no sistema educacional e que agora é agudizada por uma economia que cresceu e se sofisticou. A estratégia de solução do problema tem sido o forte investimento no desenvolvimento e até, em face de muitos países estarem em recessão, a importação de gestores. No entanto, não adianta tapar o sol com peneira: todos sabem que essa não é uma solução suficientemente abrangente ou sustentável. Então, o que fazer?

“Estamos em um mercado em expansão e com falta de sucessores para assumir posições de maior envergadura”, confirma Karin Parodi, fundadora e CEO da Career Center e presidente da região Américas da Arbora, rede mundial de empresas de outplacement e desenvolvimento de lideranças. Em compensação, nunca se deu tanta atenção à área de recursos humanos nas organizações como agora, segundo a consultora. Em entrevista exclusiva a HSM Management, ela fala dos esforços empresariais brasileiros e conta casos da minissérie Plano de voo, atualmente em exibição na ManagemenTV, que está comandando com a jornalista Lucila Pinto.

Você fundou a Career Center em 2001 e tem ampla expe­riência com desenvolvimento de talentos. Como o Brasil vem evoluindo nessa área?