Quem diria... Aquela Amazon que, no início de suas operações, em 1994, comemorava cada livro vendido com o toque de um sino atualmente caminha para ser a primeira varejista a conquistar um faturamento de US$ 100 bilhões ao ano. Como isso aconteceu tão rápido? É o que tenta responder o repórter Brad Stone no livro The Everything Store: Jeff Bezos and the Age of Amazon. Há 14 anos Stone cobre as empresas do Vale do Silício –hoje, como repórter sênior da Bloomberg Businessweek–, acompanhando de perto toda a trajetória da empresa e também de seu fundador, o polêmico e visionário Jeff Bezos.

Para o livro, Stone fez mais de 300 entrevistas com funcionários atuais, ex-funcionários e familiares de Bezos, e ainda recorreu às várias entrevistas que fez com ele ao longo de sua carreira. Segundo Stone contou ao The New York Times, Bezos “até apoiou o projeto, apesar de achar que ainda era ‘muito cedo’ para um olhar reflexivo [sobre a Amazon]”.

O resultado desse esforço é uma reportagem aprofundada sobre a empresa, que já seria excepcional como uma das poucas que sobreviveram à crise das ponto.com na virada de 2000 para 2001 e que, ainda por cima, reposicionou-se de livraria em uma espécie de loja de departamentos com mix abrangente, com o foco em conquistar o cliente de qualquer maneira e em praticar o preço mais baixo do mercado.