A definição mais simples de Inteligência Artificial (IA) vem da Oracle e refere-se a sistemas ou máquinas que imitam a inteligência humana para executar tarefas e que podem se aprimorar interativamente com base nas informações que coletam. Seu objetivo é melhorar significativamente as habilidades e contribuições humanas e isso faz dela um ativo de negócios muito valioso.

O interesse pela tecnologia vem sendo impulsionado em todos os setores e no de farmácias promete estar na pauta de seus investimentos em inovação. Pelo menos esse é o resultado da enquete realizada recentemente pelo portal Panorama Farmacêutico, com participação de 1.477 profissionais do setor.

Para 45% (657) dos leitores, a Inteligência Artificial (IA) deve ser a principal estratégia quando se fala sobre as tecnologias prioritárias para aprimorar as vendas em farmácias e a experiência do consumidor. A internet das coisas vem na sequência, com 33% da audiência (493), seguida pela computação em nuvem e pela segurança cibernética — ambas com 11%.