Para inovar, a subsidiária brasileira da Mahle, fabricante de soluções para motores, usou uma metodologia com foco na execução, como conta o consultor Emílio Herrero Filho
Com uma atuação no Brasil há mais de 60 anos, a Mahle Metal Leve é líder de mercado na comercialização de pistões, anéis de pistão e bronzinas para motores a combustão, com um faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2011. Mas, para manter a liderança no mercado brasileiro, a empresa passa por um contínuo processo de inovação, que a transformou de fornecedora de autopeças em desenvolvedora de soluções completas para a indústria automobilística.
É nesse cenário que o Centro Tecnológico da Mahle, criado em 1978 e modernizado em 2008, com um investimento de R$ 70 milhões, vem se destacando. Um de seus principais desafios era atender à crescente demanda das montadoras por inovação, produtividade e eficiência. Outro, igualmente importante, era o de colaborar para as vantagens competitivas do Grupo Mahle, sobretudo em aspectos como excelência e inovação tecnológicas, diversificação dos mercados de atuação e reconhecimento da marca.
Então, a Mahle Metal Leve fez um planejamento estratégico para o Centro Tecnológico, em 2007, com base na metodologia desenvolvida pela Herrero Consultoria Empresarial. A proposta visava: