O senso comum ensina que basta você aprender a andar de bicicleta uma vez e nunca desaprenderá e, nos campos da gestão e da estratégia de empresas, a crença de muitos executivos parece ser idêntica. Na vida real, contudo, se o ciclista que não treina constantemente não tem resistência ou velocidade e muito menos encara terrenos acidentados e descidas íngremes, o mesmo acontece com o gestor e, especialmente, no que se refere a estratégia.

Essa é a crença de Derek Abell, ex-presidente do prestigiado IMD, fundador da European School of Management, em Berlim, Alemanha, e referência na área de estratégia empresarial desde que lançou ao mundo sua teoria de dupla estratégia (como sua “dual strategy” foi traduzida no Brasil), em 1993. Em sua concepção, as empresas devem sempre ter duas estratégias, uma para o presente e outra, mais visionária, para o futuro.

Nesta entrevista exclusiva a HSM Management, Abell, que assumiu recentemente o cargo de dean internacional da HSM Educação, atualiza seu pensamento dizendo que se tornou necessário adaptar a estratégia e desdobrá-la a cada momento, o que depende do aprendizado constante dos gestores. E, para ele, o aprendizado gerencial tem de se assemelhar a aprender a pedalar: não se pode aprender só em livros; é preciso cair, ralar o joelho e até quebrar a perna, se necessário. Se essa experiência puder ser proporcionada pela educação executiva como simulação, melhor.