Uma das empresas do milionário empreendedor norte-americano Peter Diamandis, a Zero Gravity, tem aviões especialmente adaptados para oferecer “experiências de gravidade zero”. Nesses voos, a aeronave sobe a mais de 6 mil metros de altitude e, a partir desse nível, descreve arcos parabólicos no ar —sobe mais ainda e desce de maneira controlada. O movimento se repete e, a cada parábola, os passageiros experimentam a sensação de gravidade zero.

Diamandis se lembra de quando Stephen Hawking, o célebre físico que ocupou a cadeira de Isaac Newton na University of Cambridge, pediu para ser levado em uma dessas viagens: ele contratou uma equipe médica para supervisionar o passageiro e alegrou-se ao vê-lo flutuar, livre de sua cadeira de rodas.

Isso revela muito desse homem apaixonado tanto pelo espaço (já quis ser astronauta) como pelo conhecimento, paixão que canalizou como empreendedor. Seu mais recente, e ambicioso, empreendimento é uma ideia, que lançou este ano no livro Abundância. Nele, anuncia: “No prazo de uma geração, seremos capazes de oferecer os bens e serviços antes reservados a poucas pessoas com muito dinheiro para todos que os necessitem e desejem. Graças à tecnologia, a abundância finalmente está a nosso alcance”. Com essa afirmação provocativa e exemplos vindos da nanotecnologia, biologia sintética, robótica e inteligência artificial, entre outras áreas, ele desdiz muita gente, nesta entrevista exclusiva a HSM Management, mas nos faz pensar.