Sessenta milhões de crianças em idade escolar não vão à escola; 93% da população mundial adulta não tem diploma universitário; uma em cada duas crianças, dos 2,2 bilhões que habitam o planeta, vive na pobreza; 1,5 milhão de pessoas não tem acesso à eletricidade; quase a metade da humanidade ainda usa combustíveis sólidos (carvão, biomassa, resíduos) para aquecimento durante o inverno ou para cozinhar; 2 milhões de indivíduos morrem por ano devido a doenças e acidentes relacionados com a queima desses combustíveis, 44% deles são crianças; cerca de 1,1 bilhão de pessoas mora em lugares sem serviços básicos; 20% da população mais rica é responsável por 76,6% do consumo mundial, enquanto os 20% mais pobres representam 1,5% do consumo.

Esses dados terríveis são do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas e do National Bureau of Economic Research, dos Estados Unidos.

Para a nova geração de empreendedores sociais–uma força inovadora sem precedente–, esses problemas têm solução. Tudo se resume a encontrar o modelo adequado.