Em qualquer comércio, há épocas de boas vendas, como em datas comemorativas, e períodos mais parados, como depois das festas de fim de ano, quando a maioria das pessoas costuma segurar os gastos. Isso faz parte do jogo. Mas há alguns macetes para atrair o cliente à sua loja.

Você sabia, por exemplo, que domingo é um ótimo dia para as compras? Segundo dados do Ibope Inteligência, 82% das visitas realizadas aos shoppings nesse dia resultam em algum tipo de gasto, correspondendo a 12% das 300 milhões de visitas nesses locais por mês.

Há algumas atitudes simples que podem mudar o movimento de seu comércio:

Aposte em aromas: certas essências atraem os consumidores e criam uma marca registrada de sua loja. Grandes redes, como M. Martan, Nike e Lelis Blan, investem nessa tática, chamada de marketing olfativo.

Invista no vitrinismo: nada mais chamativo do que uma vitrine bonita. Não coloque os itens sem nenhum planejamento. Crie um cenário e aposte na iluminação. Você pode usar fitas de LED, fitas adesivadas com iluminação, que são flexíveis e rápidas de colocar, ou a CDMR, que devido à sua qualidade de luz e formato refletor dão destaque ao produtos.

Ofereça brindes: não há quem não goste de um presentinho fora de hora. Ofereça, na entrada de sua loja, amostras grátis de seu produto ou disponibilize teste de algum item. Mas, lembre-se, essa atitude deve ser sutil, nunca invasiva.

Faça parcerias: conhecida como propaganda cruzada, a ação une empresas de segmentos diferentes para a conquista de novos clientes. Por exemplo, uma livraria pode, ao final de uma compra, oferecer um cupom de desconto de um restaurante parceiro.

Distribua panfletos: você pode deixar um ou dois de seus vendedores na porta do shopping para entregar material de sua loja, com as novidades e promoções do mês. Lá, vale colocar os endereços da marca nas redes sociais (Instagram e Facebook), se houver.

Fonte: Manoel Carlos Jr., especialista em vendas e marketing de experiência, de São Paulo.