Um grupo de 25 gestores que garantem o crescimento orgânico de suas empresas mostra como é possível fugir do congestionamento que não deixa avançar, neste artigo de Jeanne Liedtka, especialista da Darden School
Como a maioria dos gestores, você provavelmente tem algumas ideias a respeito de como fazer crescer sua organização. Você pode, inclusive, suspeitar que algumas delas se tornariam um grande feito. Infelizmente, você não dispõe dos dados para provar que quaisquer de suas ideias sejam extraordinárias, e os números que são exigidos como provas, antes que se obtenha qualquer apoio na empresa, podem ser um empecilho. Crente cercado de uma série de descrentes, você investe tempo tentando convencê-los, enquanto a janela da oportunidade se fecha.
Se isso lhe parece familiar, você já ficou preso no “congestionamento do crescimento” –espaço de frustrações, onde o otimismo empreendedor e a necessidade de acelerar colidem com o ceticismo organizacional e a necessidade de controle. Os executivos da matriz, acionistas ou superiores hierárquicos de qualquer ordem demandam crescimento, mas não lhe dão as ferramentas que o viabilizem. Se conseguir crescer, apesar deles, você em breve estará lutando contra a burocracia que eles construíram em torno de você.
Mas há quem faça crescer assim mesmo. Como consegue? Pedimos a alunos da University of Virginia, recrutadores e participantes de programas de educação executiva que indicassem um líder de crescimento que eles conhecessem pessoalmente e reunimos 225 candidatos de empresas tão diferentes quanto Best Buy, Dell, Dow Chemical, NBC, UBS e Pfizer.