Para ter sucesso no negócio, é preciso lidar com as constantes mudanças de nossos tempos, incluindo as novas tecnologias e o grande volume de informações que consumimos e precisamos armazenar. A NRF (National Retail Federation), principal feira de varejo do mundo, apresentou as principais tendências que poderão orientar o rumo e as decisões estratégicas do setor.

1- Transformação digital

Com a evolução da tecnologia, a velocidade das informações e as transformações digitais nos ambientes, o varejo também mudou. Os consumidores esperam das marcas um relacionamento diferente, com respostas mais ágeis e dinâmicas. Além disso, surgem os conceitos de nativos digitais, aqueles que já nascem com acesso a tecnologias e facilidades, e os imigrantes digitais, que precisam se acostumar com essa nova realidade.

Novas tecnologias, como realidade aumentada e o uso de sensores, estão se tornando mais populares e acessíveis. Todas essas ferramentas trazem impactos relevantes para os negócios de varejo, já que modificam as formas de vender e se relacionar com os consumidores.

2- Loja física

Os consumidores, principalmente os nativos digitais, esperam ter experiências nas lojas físicas parecidas com as que vivenciam nas lojas online (sem interrupções, com explicações claras sobre os produtos e um espaço organizado). Algumas ações podem ampliar o desejo do consumidor de ir à loja física: eventos, customização de produtos e serviços, lançamentos exclusivos e um ambiente acolhedor.

3- Capital humano

Diante dessas transformações, os varejistas passaram a se preocupar em se adaptar a essa nova realidade, e o capital humano, nesse contexto, se tornou fundamental. O papel das equipes muda completamente, já que os talentos farão toda a diferença, em meio ao uso de tecnologias que realizam parte das funções humanas. Além disso, engajamento e propósito são elementos fundamentais para o desenvolvimento das equipes.

4- Gestão

O uso de analytics (métricas) permite conhecer melhor o cliente e transformar a informação em conhecimento. Surge o conceito de “Data is the new Oil” (dados são o novo petróleo), que deve auxiliar na tomada de decisões. É necessário ainda que os líderes tenham uma nova forma de pensar, ampliando suas estratégias para mídias sociais e colocando como maior foco da empresa o cliente.

5- Franchising

Se torna cada vez mais necessário um alinhamento da rede de franqueados com os princípios, as crenças e os valores praticados no dia a dia. Para isso, é fundamental a presença de programas capacitadores que prepare as equipes envolvidas para enfrentar novos desafios. Autenticidade, paixão pela marca e qualidade são aspectos que o varejista deve fortalecer para preparar sua rede.