A curadora sênior do departamento de arquitetura e design do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), no posto desde 1994, é uma das 25 pensadoras mais incisivas no mundo do design, segundo a revista Time. A arquiteta italiana formada pela Politécnica de Milão lecionou na University of California em Los Angeles e na escola de design da Harvard University, nos EUA. Autora dos livros Objects of design (ed. Museum of Modern Art) e Humble masterpieces: everyday marvels of design (ed. Regan Books), ela discorre sobre o design sobretudo estético.

5. Em várias entrevistas, a sra. disse que sua missão é difundir o papel crucial que o design tem em todos os âmbitos. Qual é exatamente esse papel?

O design é parte essencial da ação humana, o que inclui a cultura, os negócios, a ciência e a vida cotidiana. Paradoxalmente, no entanto, ninguém sabe onde o localizar como disciplina. O The New York Times tem críticos de teatro, dança e cinema, entre outras áreas da cultura, mas não tem um crítico de design. Há pouco tempo participei de um debate no qual estavam presentes cientistas renomados, pesquisadores em neurologia e alguns ganhadores do Nobel. Quando eu falava de design, pensavam que me referia à decoração de interiores, não entendiam por que eu estava no debate. É verdade que, em alguns países, como Itália, Reino Unido, Holanda e Japão, o design faz parte da cultura. Outros, como Coreia do Sul e Singapura, o consideram uma força propulsora do crescimento econômico. Mas a maioria não o reconhece como uma disciplina importante.