Qual a melhor forma de precificar um produto? Levar em consideração os valores praticados pela concorrência aparenta ser uma solução para atrair clientela, mas, as chances de comprometer as finanças da sua empresa são altas. Por outro lado, basear-se exclusivamente no preço de custo, estipulando uma margem de lucro sem se preocupar com os competidores, pode fazer com que os preços definidos sejam incompatíveis com o mercado.

“Fazer a precificação corretamente é um dos principais desafios do setor de farmácias de manipulação. Muitas vezes, há no mercado preços absurdamente díspares - em uma farmácia, o medicamento custa 30; em outra, 300. E então o consumidor pensa: tem alguma coisa errada”, conta Marco Fiaschetti, diretor executivo da Anfarmag (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais).

Para compor os preços, é preciso levar em conta os seguintes pontos:

1. Custo do produto: no caso de um comércio, é o valor de compra do produto final. Em uma fábrica, representa a somatória dos valores das matérias primas e insumos presentes no item;

2. Gastos variáveis do produto: é preciso considerar impostos sobre venda, comissões e embalagens associadas à transação e ao produto comercializado;

3. Custos fixos da empresa: gastos ocupacionais, com pessoal e despesas administrativas devem ser contabilizados e incorporados nos preços das mercadorias vendidas, para que não haja uma falsa sensação de lucro que, no fim das contas, irá apenas cobrir os gastos;

4. Concorrência: se o preço estiver muito acima do praticado pela concorrência (mais de 201%), é necessário rever a precificação a partir dos pontos citados e descobrir onde é possível reduzir custos;

5. Relação cliente X empresa: criar um relacionamento de confiança com o cliente é essencial. Um elo importante é estabelecido quando o consumidor se sente satisfeito com a mercadoria que você oferece, com o tratamento que recebe dos funcionários ou com o ambiente agradável do estabelecimento. Por meio dessa ligação, é comum os clientes aceitarem com naturalidade pagar um pouco mais caro.

É importante ressaltar que a precificação deve ser sempre atualizada. Um preço não será para sempre satisfatório, já que todos esses fatores citados acima são mutáveis e variam conforme o momento da empresa e o cenário econômico.