O poeta brasileiro Mário Quintana disse certa vez que livros não mudam o mundo, porque quem muda o mundo são pessoas, mas livros mudam pessoas. De fato, na história das empresas, há vários livros transformadores de gestores. HSM Management propõe uma biblioteca de mudança a seguir, baseada no expertise do Grupo HSM, em levantamentos da revista Forbes e da firma de consultoria Booz Allen Hamilton, e também em um livro –Os 100 Melhores Livros de Negócios de Todos os Tempos, de Jack Covert e Todd Sattersten (ed. Campus/Elsevier).

É importante frisar que mantivemos o olhar no futuro ao longo de toda a seleção. Não há mudança descrita que não seja aplicável hoje ou amanhã. Até a administração científica de Frederick Taylor, centenária, segue promovendo rupturas em organizações atuais. O que foi conseguido no início do século 20, quando se passou a produzir com 140 homens o que era feito com 500 graças aos métodos tayloristas, ainda precisa ser experimentado por certas companhias. Tanto que Gary Hamel, o mais respeitado pesquisador da inovação em gestão, saúda o método de Taylor por permitir que todos se apropriem do conhecimento. Alguns livros são detalhados; em outros, provocamos a curiosidade do leitor. Os temas abordados incluem alta gerência, liderança, estratégia, marketing e vendas, inovação e criatividade, gestão de pessoas, desenvolvimento pessoal, tendências e biografias empresariais.

1.A Arte da Guerra, Sun Tzu (Gente, 2011)