Hewlett-Packard

A Hewlett-Packard, ou simplesmente HP é uma empresa cuja sede se encontra em Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos. Ela se concentra no campo de computação, impressão, tratamento de imagem e também vende software e serviços.

Fundada em 1939 por Bill Hewlett e David Packard, dois estudantes da Stanford University, que haviam se tornado amigos em um acampamento de 2 semanas no Colorado em 1934. Bill continuou os estudos em Stanford e no MIT, enquanto Dave começou a trabalhar na GE. Morando em Palo Alto – Califórnia, fizeram um investimento inicial de 538 dólares para montar numa garagem seu primeiro produto que foi um oscilador de áudio, um instrumento muito usado por engenheiros de som para fazer testes. Um de seus primeiros clientes foi a Walt Disney Studios que adquiriu 8 destes osciladores para desenvolver e testar o som para o filme de animação "Fantasia", de 1940.

Em 1984, a HP introduz a impressora a jato de tinta e a laser. Juntamente com a sua linha de scanners, mais tarde foram agrupadas numa linha bem sucedida de produtos multifunções, podendo uma única máquina servir como impressora/scanner/copiadora/fax.

Hewlett-Packard Company (HP)

Slogan
Invent.
 
Tipo
Pública
 
Cotação
NYSE: HPQ
 
Fundação
Palo Alto, California,  Estados Unidos (1939)
 
Fundador(es)
Bill Hewlett, Dave Packard
 
Sede
3000 Hanover Street, , Palo Alto, Califórnia,  Estados Unidos
 
Empregados
304 000
 
Produtos
Calculadoras, Monitores de vídeos, Câmera digitais, PCs, Laptops, Assistentes Pessoais Digitais, Impressoras, Scanners, Servidores, Dispositivos de armazenamento, Televisores, Software
 
Accionistas
Bill Hewlett, Co-fundador, David Packard, Co-fundador, Meg Withman, Presidente e CEO, Cathie Lesjak, CFO e EVP, Randall D. Mott CIO e EVP, Michael Holston, Director Jurídico e EVP
 
Faturamento
118.364 bilhões USD (2008)
 
Renda líquida
10.473 bilhões (2008) USD (2008)
 
Página oficial
HP.com