General Motors

General Motors Corporation, também conhecida apenas pela sigla GM, é uma multinacional com sede em Detroit, nos Estados Unidos, cuja principal área de negócios é a produção de automóveis.

A GM tem várias marcas no seu portfólio, entre as quais, as quatro marcas originais de automóveis da GM: Buick, Cadillac, Chevrolet, e Pontiac (foi desativada em 2010), além da GMC, que fabrica exclusivamente caminhões, grandes vans ou carrinhas e camionetes; e outras marcas, como: Daewoo, Holden, Hummer ( que quase foi vendida para um grupo chinês), Opel, Saturn, e Vauxhall. É dona também, de 50,7% da GM Daewoo e de 34% da Wuling. É ainda parceira da Isuzu. Teve também participação na Lada da Rússia.

A marca Saab foi vendida para a Koenigsegg, mas a GM continuará fornecendo motores e plataformas para a Saab. Não há uma definição de tempo que isso continuará a acontecer, mas será de, no mínimo, cinco anos. A concretização da operação de venda deve acontecer em setembro de 2009 e será parcialmente financiada por um empréstimo do Banco Europeu de Investimento e co-assinado pelo governo sueco.

General Motors Corporation

Slogan
Find New Roads
 
Tipo
Pública
 
Fundação
1908
 
Sede
Detroit, EUA
 
Pessoas-chave
Dan Akerson, Presidente Mundial, Jaime Ardila, Presidente da GM para a região do Mercosul.
 
Empregados
212.000
 
Produtos
Automóveis
 
Lucro
US$ 6,1 bilhões (2012)
 
Faturamento
US$ 152,2 bilhões (2012)
 
Página oficial
www.gm.com