Departamento de Defesa dos Estados Unidos

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD ou DoD de Department of Defense) é um departamento federal dos Estados Unidos responsável pela coordenação e supervisão de todas as agências e funções do governo relativos directamente com a segurança nacional e com as suas forças armadas.

O DOD é o maior inquilino do Pentágono, e está dividido em três grandes subsecções — O U.S. Army, o U.S. Navy e a U.S. Air Force. Entre as muitas agências do DOD estão a Organização de Defesa de Mísseis Balisticos, a Agência de Projectos de Pesquisas Avançadas (DARPA), Agência de Espionagem de Defesa (DIA), a Agência Nacional de Espionagem Geoespacial (NGA) e a Agência Nacional de Segurança (NSA). O departamento também trabalha com alguns serviços escolares adjuntos, incluindo o National War College.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos não faz parte do DOD, apesar de ser um ramo militar e um dos serviços uniformizados. Está normalmente sob a autoridade do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos. No entanto durante os tempos de guerra, a Guarda Costeira pode ser colocada sob a autoridade do DOD através do Departamento da Marinha.

Estabelecido:
26 de Julho de 1947 (Pelo Acto de Segurança Nacional de 1947)
 
Activado:
18 de Setembro de 1947
 
Renomeado:
10 de Agosto de 1949
 
Secretário da defesa:
Chuck Hagel
 
Secretário adjunto da defesa:
Ashton Carter
 
Orçamento Militar:
US$ 533 bilhões em 2010
 
Empregados:
700.000 civis, 1.418.542 militares da ativa (2009) 1.100.000+ militares reservistas