Universidade Estadual da Paraíba

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma universidade pública brasileira, com sede em Campina Grande na Paraíba, e com campi nas cidades de Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Patos, Monteiro e Araruna.

Fundada pela Lei Municipal nº 23 de 15 de março de 1966, como Universidade Regional do Nordeste (URNe), funcionou inicialmente como autarquia municipal de Campina Grande. Em 11 de outubro de 1987 pela Lei nº 4.977, sancionada pelo então governador Tarcísio Burity, a URNe foi estadualizada tornando-se na Universidade Estadual da Paraíba.

Também faz parte da universidade o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que vai acolher trabalhos dos mais talentosos artistas paraibanos.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual da Paraíba, conta com a atuação do Movimento Estudantil que nos últimos anos tem realizado grandiosas Lutas na universidade. A União da Juventude Rebelião vem há quatro anos desenvolvendo essa Lutas e fortalecendo o movimento estudantil na luta por universidade mais democrática e pelo Socialismo.

Lema
Terrae Viroque Lumen
 
Fundação
15 de março de 1966 (48 anos)
 
Tipo de instituição
Pública, Estadual
 
Mantenedora
Governo da Paraíba
 
Orçamento anual
R$ 231 360 000,00 (Orçamento 2013)
 
Docentes
1 294
 
Total de estudantes
Aprox. 20 000
 
Ensino Técnico
520
 
Graduação
18 285
 
Pós-graduação
1 191
 
Reitor(a)
Antônio Guedes Rangel Júnior
 
Vice-reitor(a)
José Ethan de Lucena Barbosa
 
Sede
Campina Grande
 
Campi
oito municípios Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna
 
Estado
Paraíba
 
Afiliações
CRUB, RENEX e ABRUEM
 
Página oficial
www.uepb.edu.br