Steven Spielberg

Steven Allan Spielberg (Cincinnati, 18 de dezembro de 1946 ) é um cineasta, produtor cinematográfico, roteirista e empresário norte-americano. Spielberg é o diretor que mais tem filmes na lista dos 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos, feita pelo American Film Institute. Ele é considerado um dos cineastas mais populares e influentes da história do cinema. Até o momento a rendimento bruto de todos os seus filmes, em todo o mundo, é de mais de $ 8.5 bilhões de dólares. A Forbes calcula a riqueza de Spielberg em $ 3,2 bilhões de dólares.

Spielberg venceu o Oscar de Melhor Diretor duas vezes por Schindler's List e Saving Private Ryan, também venceu o Oscar de Melhor Filme por Schindler's List. Suas obras mais conhecidas são Jaws, Raiders of the Lost Ark, Indiana Jones and the Temple of Doom, Indiana Jones and the Last Crusade, E.T. the Extra-Terrestrial, Jurassic Park, Schindler's List, Saving Private Ryan, Catch Me If You Can e Lincoln.

Filho dos judeus Leah Posner Spielberg Adler, restauradora e pianista de concerto, e Arnold Spielberg era um engenheiro eletricista envolvido no desenvolvimento de computadores. Nasceu na cidade de Cincinnati, mas morou grande parte da sua vida em Phoenix. Quando ainda criança foi para a Califórnia aos cuidados de Zalman e Pearl Segal após a separação de seus pais, enquanto suas três irmãs ficaram com a mãe no Arizona. Irmão mais velho de três irmãs, que quase sempre eram usadas como cobaias em seus filmes caseiros. Assim como a grande maioria dos cineastas, começou a filmar com uma câmera super-8 ainda na sua infância. De família judaica, Spielberg sofria preconceito por intermédio de brincadeiras antissemitas. Muitas delas pelos próprios vizinhos.

Steven Spielberg

Nome completo
Steven Allan Spielberg
 
Nascimento
18 de dezembro de 1946 (67 anos), Cincinnati, Ohio, Estados Unidos
 
Ocupação
Cineasta, Produtor, Roteirista, Empresário
 
Cônjuge
Amy Irving (1985-1989), Kate Capshaw (1991- presente)
 
Atividade
1964 – atividade