Unilever

Unilever é uma multinacional anglo-holandesa líder em vendas de bens de consumo em vários países do mundo. São produtos alimentícios, de higiene e de limpeza.

A história da Unilever começou no século XIX, na Inglaterra. Numa época em que sabão era um produto genérico, vendido por peso, William Hesketh Lever, através de sua empresa Lever Brothers, teve uma ideia simples, porém muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava. Assim nasceu o sabão Sunlight.

Devido ao sucesso da ideia, em 1929 a Lever Brothers expandiu o negócio para outros países e uniu-se ao grupo holandês Margarine Unie, da área de alimentos, já que ambos utilizavam o azeite de palma como matéria-prima para seus produtos. Desta fusão veio a Unilever. Neste mesmo ano, a empresa montou sede na cidade de São Paulo sob o nome de Irmãos Lever e, assim, passou a comercializar o sabão Sunlight no Brasil.

Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, a Irmãos Lever passou a adotar o nome Gessy Lever. Em 1970, a companhia decidiu entrar no mercado de alimentos, com o lançamento da margarina Doriana. Em 2000, a Gessy Lever adquiriu a Bestfoods, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que havia acabado de incorporar as operações da Arisco. Em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever.

Unilever N.V. Unilever PLC

Tipo
Pública
 
Cotação
AMS: UNA, LSE: ULVR, NYSE: UN and NYSE: UL
 
Indústria
Bens de consumo (alimentos, limpeza e higiene)
 
Fundação
Fusão da Lever Brothers com a Margarine Unie em 1929 (85 anos)
 
Sede
Unilever House, Londres,  Reino Unido, Roterdã,  Países Baixos
 
Áreas servidas
Mundo
 
Pessoas-chave
Michael Treschow, Presidente), Paul Polman, CEO)
 
Empregados
163,000 (2010)
 
Produtos
Veja a lista de produtos
 
Lucro
6,433 bilhões (2011)
 
Faturamento
46,467 bilhões em (2011)
 
Página oficial
www.unilever.com