Steve Jobs

Steven Paul Jobs (São Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955 — Palo Alto, Califórnia, 5 de outubro de 2011) foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.

No final da década de 1970, Jobs, em parceria com Steve Wozniak e Mike Markkula, entre outros, desenvolveu e comercializou uma das primeiras linhas de computadores pessoais de sucesso, a série Apple II. No começo da década de 1980, ele estava entre os primeiros a perceber o potencial comercial da interface gráfica do usuário guiada pelo mouse, o que levou à criação do Macintosh.

Após perder uma disputa de poder com a mesa diretora em 1985, Jobs demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, uma companhia de desenvolvimento de plataformas direcionadas aos mercados de educação superior e administração. A compra da NeXT pela Apple em 1996 levou Jobs de volta à companhia que ele ajudara a fundar, sendo então seu CEO de 1997 a 2011, ano em que anunciou sua renúncia ao cargo, recomendando Tim Cook como sucessor.

Steve Jobs

Nome completo
Steven Paul Jobs
 
Nascimento
24 de fevereiro de 1955, São Francisco, Califórnia, Estados Unidos
 
Morte
5 de outubro de 2011 (56 anos), Palo Alto, Califórnia, Estados Unidos
 
Residência
Palo Alto, Califórnia
 
Nacionalidade
norte-americano
 
Fortuna
US$ 7 bilhões  (2011)
 
Cônjuge
Laurene Powell Jobs (1991–2011)
 
Filho(s)
4
 
Ocupação
Ex-presidente da Apple Inc.
 
Prêmios
Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (1985)
 
Assinatura