Twitter

Twitter (pronuncia-se AFI: [ˈtwɪtər], sendo AFI: [ˈtwɪɾɚ], vagamente "tuêro(r)", dominante em inglês estadunidense) é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.

O twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass nos EUA. A ideia inicial dos fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de "SMS da internet" com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular. Inicialmente chamada Twttr (sem vogais), o nome da rede social, em inglês, significa gorjear. A ideia é que o usuário da rede social está "piando" pela internet. Desde sua criação, o Twitter ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet". Dick Costolo é o CEO da empresa e Jack Dorsey é o Chairman.

Twitter, Inc.

Slogan
What's happening?", Brasil: "O que está acontecendo?"), Portugal: "O que está a acontecer?")
 
Requer pagamento
Não
 
Cadastro
Sim
 
Gênero
Rede social, Microblogging
 
País de origem
Estados Unidos
 
Idiomas
37 idiomas, incluindo o Português
 
Lançamento
15 de julho de 2006
 
Posição no Alexa
11 (03 de setembro de 2013)
 
Desenvolvedor
Twitter, Inc.
 
Proprietário
Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone, Investidores
 
Página oficial
twitter.com