Stephen Wolfram

Stephen Wolfram (Londres, 29 de agosto de 1959) é um cientista famoso pelo seu trabalho em autômatos celulares e pela criação do programa de computador Mathematica. Wolfram publicou o livro A New kind of Science em 2002, onde defende que programas simples podem explicar e ajudar a entender a natureza.

Filho de Judeus que se refugiaram da Alemanha nazista na Inglaterra no ano de 1933. O pai de Wolfram era um fabricante de tecidos e escritor com apenas um livro publicado (Into a Neutral Country, em tradução livre A caminho de um país neutro), já a mãe de Wolfram, Sybil Wolfram, era uma professora de filosofia que lecionava na Universidade de Oxford. Stephen Wolfram tem um irmão chamado Conrad, com quem trabalha na Wolfram Research .

Stephen Wolfram formou-se pelas universidades de Eton, Oxford e Caltech. Publicou seu primeiro artigo científico aos 15 anos e se formou doutor em física teórica aos 20 pela Caltech. Aos 21 anos integrou o corpo docente da Caltech, quando recebeu um dos primeiros prêmios MacArthur .

Atividade

Campo(s)
Matemática, física, computação
 
Instituições
Wolfram Research
 
Alma mater
Universidade de Oxford, Instituto de Tecnologia da Califórnia
 
Conhecido(a) por
Criador do Mathematica e Wolfram Alpha, Autor do livro A New Kind of Science