Theodore Levitt

Theodore Levitt (1 de Março de 1925 - 28 de Junho de 2006) foi um economista nascido na Alemanha e radicado nos Estados Unidos.

Mestre da Harvard, é um dos nomes conceituados em . Escreveu o livro A Imaginação de Marketing e ainda o artigo Miopia em Marketing.

A miopia em marketing é um fenómeno que, possivelmente, todas as organizações já passaram algum dia, sejam elas de grande porte ou de pequeno porte, públicas ou privadas. Ocorre em todas as organizações que já foram, em algum momento, um setor de expansão. Este fenómeno tende a acontecer pelo fato de que estas organizações concentrarem seu foco somente no produto, ao invés de se preocuparem, primeiramente, com seus clientes.

Foi descoberto e estudado primeiramente por Theodore Levitt. Ele percebeu que as organizações que passam por este processo perdiam o seu foco de negócio, visando apenas o seu produto. As organizações de sucesso, actualmente, são aquelas que têm como foco principal seus clientes.

Por esse motivo, grande parte das organizações teve que passar por um processo de reconstrução reorganização, pois não estavam definindo correctamente seu ramo de negócio, criando uma satisfação ilusória.

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