Sony

A Sony Corporation é uma multinacional japonesa, sendo o quinto maior conglomerado de mídia do planeta . Ela fabrica uma infinidade de produtos eletrônicos, tais como aparelhos de televisão, som, DVDs, CDs, home theaters, câmeras digitais, computadores, Softwares, Video games etc. Também atua na indústria do entretenimento sendo proprietária dos estúdios de cinema Columbia Tri-Star Pictures e acionista da Metro-Goldwyn-Mayer. Proprietária das gravadoras Sony Music e BMG, além dos canais de TV por assinatura Sony Entertainment Television, Sony Spin, AXN Black e AXN. Formou com a sueca Ericsson uma holding para a produção de telefones celulares com o nome Sony Ericsson , atualmente Sony Mobile .

A Sony foi fundada em 1946 por Masaru Ibuka e Akio Morita com o nome de Tokyo Tsushin Kogyo K.K. essa empresa foi a primeira a fabricar um gravador de fita cassete no Japão. Após saber que a Bell Labs tinha inventado o transistor, Morita licenciou a tecnologia para fabricar novos eletrônicos baseados nela. Em agosto de 1955 lançam o primeiro rádio com transistores do Japão, o Sony TR-55. A companhia então passou a se chamar Sony quando o produto começou a ser vendido nos EUA, o nome americano foi adotado para que o produto pudesse ser vendido, os produtos japoneses naquela época tinham má fama.

Sony Corporation

Slogan
Make. Believe
 
Tipo
Privada NYSE : SNE
 
Fundação
Toquio (1946)
 
Sede
Tóquio,  Japão
 
Pessoas-chave
Phil Harrison: Diretor e vice-presidente , Howard Stringer Presidente de eletrônica, Ryoji Chubachi: Vice-Presidente de eletrônica, Ken Kutaragi: ex-presidente e criador da Playstation, Tommy Motolla : Diretor da Sony Music, Kaz Hirai : Presidente da Sony, Akio Morita: fundador da Sony
 
Empregados
168,200
 
Produtos
Eletrônicos, Mídia, Computadores, Softwares e Celulares
 
Valor de mercado
USD 10,90 bilhões (2013)
 
Lucro
180 bilhões (2013)
 
Faturamento
6.395 trilhões (2013)
 
Página oficial
www.sony.com