Princesa Cinderela

Cinderela (é escrito "Cinderella" nos Estados Unidos) é a personagem principal do filme da Disney de 1950, de mesmo nome e suas duas continuações. Ela foi dublada pela falecida Ilene Woods, no filme original e por Jennifer Hale nas sequelas. Ela é a segunda das princesas da Disney.

A versão da Disney de Cinderela foi baseada no protagonista da versão francesa do conto de Charles Perrault, Cinderela, escrito em 1634 em Histoires ou Contes du Temps Passé.

O personagem foi animado por Marc Davis e Eric Larson, mas os dois animadores não tinham a mesma percepção do personagem, acentuando a elegância de Davis e Larson optando pela simplicidade. Como fez com outros filmes da Disney, Walt Disney contratou a atriz Helene Stanley para executar a referência live-action de Cinderela, que ela começou a desenhar antes dos artistas, fazendo o papel de Cinderela em uma cena em particular, com artistas para desenhar quadros de animação baseados nos movimentos da atriz. Mais tarde, ela fez o mesmo tipo de trabalho para os personagens da princesa Aurora em A Bela Adormecida e Anita Radcliff em 101 Dálmatas.