Linus Torvalds

Linus Benedict Torvalds (Helsínquia, 28 de Dezembro de 1969) é o criador do Linux, núcleo do sistema operacional GNU/Linux .

Linus Torvalds pertence à comunidade dos Finlandssvensk, um estrato da população representando 5,5% dos habitantes da Finlândia, que falam sueco. Ele estudou na Universidade de Helsinki. Vive atualmente em Santa Clara, na Califórnia, com a sua mulher Tove e suas três filhas. Atualmente trabalha na Open Source Development Labs (OSDL).

Torvalds nasceu em Helsínquia, na Finlândia. Ele é filho dos jornalistas Anna e Nils Torvalds , e neto do poeta Ole Torvalds. Ambos seus pais eram radicais do campus da Universidade de Helsinque, na década de 1960. Sua família pertence à minoria de língua sueca (5,5% da população da Finlândia).

Torvalds frequentou a Universidade de Helsinki, entre 1988 e 1996, graduando-se com um mestrado em ciência da computação a partir do grupo de pesquisa NODES. Sua carreira acadêmica foi interrompida após seu primeiro ano de estudo, quando ele se juntou ao Exército da Finlândia. No exército ocupa o posto de segundo tenente, com o papel de um oficial de cálculo balístico. Em 1990, ele retomou seus estudos universitários, e foi exposto a UNIX pela primeira vez, através de um computador DEC MicroVAX que rodava sistema ULTRIX. Sua tese de Mestrado em Ciências foi intitulada Linux: um sistema operacional portátil.

Atividade

Campo(s)
Informática
 
Instituições
Open Source Development Labs
 
Alma mater
Universidade de Helsinque
 
Conhecido(a) por
ser o criador do Linux
 

Dados gerais

Nome de nascimento
Linus Benedict Torvalds
 

Progenitores

Mãe
Anna Torvalds
 
Pai
Nils Torvalds