cômodo

Lúcio Aurélio Cómodo ou Cômodo Antonino (em latim: Marcus Aurelius Commodus Antoninus; Lanúvio, 31 de agosto, 161 - Roma, 31 de dezembro, 192) foi um imperador romano que governou de 180 a 192.

Era filho de Marco Aurélio e de Faustina, a Jovem , nasceu no dia anterior às calendas de setembro e foi o primeiro imperador, numa série de cinco, a ascender ao poder por laços de sangue e não por adoção. É frequentemente citado como tendo sido um dos piores imperadores romanos, tendo o seu reinado marcado o final da chamada era dos cinco bons imperadores.

Ele teve um irmão gêmeo chamado Antonino , e sua mãe tinha sonhos, quando grávida, de que daria a luz serpentes . Antonino, porém, só viveu até os quatro anos de idade .

Cómodo foi educado em literatura grega por Onesicrates, em latim por Antistius Capella e em retórica por Ateius Sanctus .

Em 176, seu pai o nomeou co-imperador, e até a morte de Marco Aurélio os dois governaram juntos, durante a guerra contra os Marcomanos. No entanto, com a morte de Marco Aurélio, Cômodo preferiu, contra a opinião dos assessores do pai, encerrar a política de guerra total de Marco Aurélio e fazer com os germanos uma paz negociada - muito embora o exército romano estivesse envolvido, entre 180 e 182, em campanhas de "limpeza" na região danubiana.

Governo

Reinado
177 – 17 de março de 180 (com Marco Aurélio)., 17 de março de 180 – 31 de dezembro de 192 (em solitário)
 
Consorte
Bruta Crispina
 
Antecessor
Marco Aurélio
 
Sucessor
Pertinax
 
Dinastia
Nerva-antonina
 

Vida

Nome completo
Lúcio Aurélio Cómodo Antonino, Lucius Aurelius Commodus Antoninus)
 
Nascimento
31 de agosto de 161
 
Morte
31 de dezembro de 192 (31 anos)
 
Filhos
Não teve
 
Pai
Marco Aurélio
 
Mãe
Faustina, a Jovem