Horatio Nelson

Horatio Nelson, 1.º Visconde Nelson, 1.º Duque de Bronté, CC (Burnham Thorpe, Norfolk, 29 de setembro de 1758 - Cabo Trafalgar, 21 de outubro de 1805), foi um oficial britânico da Marinha Real Britânica, famoso pelas suas intervenções nas Guerras Napoleónicas. Ganhou várias batalhas da qual se destaca a Batalha de Trafalgar, em 1805, durante a qual foi morto.

Nelson nasceu no seio de uma família moderadamente próspera de Norfolk, e ingressou na Marinha pela mão do seu tio, Maurice Suckling. Evoluiu rapidamente na carreira militar, servindo com alguns dos principais comandantes militares, antes de obter o seu próprio comando em 1778. Ganhou uma reputação de firmeza e bravura, e de desenvolver tácticas inovadoras mas, após o final da Guerra da Independência Americana, adoeceu por diversas vezes, e ficou desempregado. A eclosão da Revolução Francesa permitiu a Nelson retornar o serviço, sendo particularmente activo na região do Mediterrâneo. Participou em pequenas batalhas ao largo de Toulon, e teve um papel importante na captura da Córsega, e posteriormente nas funções diplomáticas com os estados italianos.

Horatio Nelson

Conhecido(a) por
Almirante Nelson
 
Nascimento
29 de Setembro de 1758, Norfolk,  Inglaterra
 
Morte
21 de Outubro de 1805 (47 anos), Cabo Trafalgar,  Espanha
 
País
Reino Unido da Grã-Bretanha, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
 
Força
Royal Navy
 
Anos em serviço
1771 - 1805
 
Hierarquia
Vice-almirante
 
Comandos
HMS Captain
 
Batalhas/Guerras
Guerra da Independência dos Estados Unidos Expedição San Juan Batalha de Grand Turk Guerras revolucionárias francesas Cerco de Calvi Batalha do Cabo de São Vicente Ataque a Cádis Batalha de Santa Cruz de Tenerife Batalha do Nilo Cerco a Malta Batalha de Copenhaga Ataque a Boulogne Guerras Napoleónicas Batalha de Trafalgar