Marinha Real Britânica

A Marinha Real Britânica (em inglês: Royal Navy) é o ramo naval das Forças Armadas do Reino Unido. Fundada no Século XVI, é o ramo mais antigo de serviços e por isso é conhecida como o Serviço Sênior. Desde o final do Século XVII até meados do Século XX, era a marinha mais poderosa do mundo, desempenhando um papel fundamental no estabelecimento do Império Britânico como a potência mundial dominante.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Marinha Real foi substituída pela Marinha dos Estados Unidos como a principal potência naval do mundo. Durante a Guerra Fria, transformou-se em uma força principalmente anti-submarino, caçando os submarinos soviéticos, mais ativos na brecha GIUK. Com a dissolução da União Soviética, o seu papel para o Século 21 voltou a se concentrar em operações expedicionárias globais.

A Marinha Real é uma marinha de águas azuis, e a sua capacidade de projetar poder globalmente é considerada como a segunda, atrás apenas da Marinha dos Estados Unidos.

Sede

Quartel General
Whitehall
 

História

Guerras/batalhas
Guerra dos Cem Anos, Primeira Guerra Anglo-Holandesa, Segunda Guerra Anglo-Holandesa, Batalha de Quatro Dias, Terceira Guerra Anglo-Holandesa, Guerra dos Nove Anos, Guerra da Sucessão Espanhola, Guerra da orelha de Jenkins, Guerra da Sucessão Austríaca, Guerra dos Sete Anos, Guerra da Independência dos Estados Unidos, Guerras Napoleônicas, Glorioso primeiro de junho, Batalha do Nilo, Batalha de Copenhaga, Guerra de 1812, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial, Guerra das Malvinas, Guerra do Golfo, Guerra do Kosovo, Guerra do Afeganistão, Invasão do Iraque
 

Marinha do Reino Unido

País
Reino Unido
 
Corporação
Marinha
 
Subordinação
Ministério da Defesa
 
Denominação
Royal Navy
 
Sigla
RN
 
Criação
Século 16
 
Marcha
Heart of Oak"
 

Comando

Comandante Supremo
Rainha Elizabeth II do Reino Unido