Universidade da Califórnia

A Universidade da Califórnia (em inglês: University of California, UC) é uma instituição de ensino superior dos Estados Unidos mantida pelo Estado da Califórnia. Apesar da designação, a UC não é na realidade uma universidade singela, mas sim uma organização de cúpula que agrupa diversas universidades semi-autônomas espalhadas pelo território do Estado, constituindo um dos três sistemas públicos estaduais de ensino superior da Califórnia (os outros dois são a Universidade do Estado da Califórnia e o Sistema de Colégios Comunitários da Califórnia). Cada uma das universidades constituintes é referida como um "campus da UC". Entre os seus campi incluem-se os de Los Angeles (UCLA), Berkeley (UC Berkeley), San Diego (UCSD), Davis, Irvine, Merced, Riverside, São Francisco, Santa Cruz e Santa Bárbara.

Possui um total de 10 campi, e emprega mais vencedores do Prêmio Nobel do que qualquer outra instituição de ensino superior no mundo.

Universidade da Califórnia California University

Lema
Let there be light
 
Fundação
1868 (146 anos)
 
Tipo de instituição
Pública
 
Localização
Los Angeles, Berkeley, Riverside, Santa Bárbara, São Francisco, Davis, Irvine, Merced, Santa Cruz, Califórnia, Estados Unidos
 
Docentes
13 335
 
Presidente
Mark Yudof
 
Total de Estudantes
159 000
 
Página oficial
Página oficial