Iridium

Iridium é uma empresa de telefonia por satélite criada na década de 1990 pela fabricante de telefones celulares norte-americana Motorola, que possui um sofisticado sistema de telecomunicações baseado numa grande e complexa constelação formada por aproximadamente 66 satélites que orbitam a Terra em baixas altitudes. O sistema foi projetado e lançado na década de 1990 pela Motorola e tem o objectivo de fornecer um serviço móvel digital mundial de telecomunicações por meio de dispositivos portáteis e leves.

Este sistema de telefonia por satélite levou mais de dez anos para ser implementado e algumas estimativas apontam para um custo de mais de US$ 1 bilhão de dólares.

Comenta-se que a esposa de um alto executivo da Motorola viajou em férias para fora dos Estados Unidos, porém o marido ficou trabalhando e não pôde viajar. Naquela época ainda se utilizava o celular analógico, e ela, fora dos Estados Unidos, tentava ligar para o marido, tentando utilizar o serviço local (em "roaming"), mas não conseguiu fazer a ligação. Ao regressar aos Estados Unidos, sugeriu ao marido o desenvolvimento de um telefone compacto e leve, com o qual qualquer pessoa conseguisse fazer e receber ligações em qualquer lugar do mundo, de uma forma rápida, eficiente e segura, mesmo que fosse em qualquer local remoto.