BMW

A BMW AG (abreviatura de Bayerische Motoren Werke, em português: Fábrica de Motores da Baviera) é uma empresa alemã, fabricante de automóveis e motocicletas. Foi fundada por Karl Rapp e Gustav Otto com o intuito de produzir motores para aviões, mas após a Primeira Guerra Mundial, devido ao Tratado de Versailles, foi proibida de construí-los. Por esse motivo chegou a produzir motocicletas, e mais tarde dedicou-se à fabricação de automóveis.

Até há pouco tempo a própria BMW dizia que o seu símbolo representa uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera, mas em descobertas recentes, a BMW alterou a sua versão sendo o azul/branco proveniente de uma antiga bandeira da Baviera. O símbolo BMW foi estampado na carroceria de um carro pela primeira vez em 1928.

A BMW historicamente, sempre esteve envolvida nos desportos motorizados, inicialmente nas motocicletas e posteriormente nos automóveis.

A BMW hoje é dona também das marcas Mini e Rolls-Royce Limited e anteriormente também da Land-Rover - o atual Range Rover foi desenvolvido em grande parte pela marca germânica. Hoje a Land-Rover pertence ao Grupo Tata.

Bayerische Motoren Werke AG

Slogan
Freude Am Fahren", em Alemão), Puro Prazer de Dirigir", em Português)
 
Tipo
Aktiengesellschaft (sociedade por ações)
 
Fundação
7 de março de 1916
 
Fundador(es)
Franz Josef Popp
 
Sede
Petuelring 130,, Munique,  Alemanha
 
Locais
Munique, etc.
 
Pessoas-chave
Norbert Reithofer
 
Empregados
96,230 (2009)
 
Produtos
automóveis, motocicletas
 
Página oficial
www.bmw.com / www.bmw.com.br / www.bmw.pt