YouTube

YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.

O YouTube utiliza os formatos Adobe Flash e HTML5 para disponibilizar o conteúdo. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006 ) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema). Hospeda uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.

Possivelmente interessado em expandir o mercado de publicidade de vídeos através de seu AdSense e também em se consolidar como um dos maiores serviços de Internet do mundo, foi anunciada em 9 de Outubro de 2006 a compra do YouTube pelo Google, pela quantia de US$1,65 bilhão em ações. O resultado desta aquisição fez com que o Google encerrasse as atividades do Google Video.

YouTube, LLC

Slogan
Broadcast Yourself
 
Gênero
Compartilhamento de vídeos
 
País de origem
Estados Unidos
 
Idiomas
vários
 
Lançamento
14 de fevereiro de 2005
 
Posição no Alexa
3º (junho de 2013)
 
Desenvolvedor
Chad Hurley, Steve Chen, Jawed Karim
 
Proprietário
Google Inc.
 
Página oficial
www.youtube.com