Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte (em francês: Napoléon Bonaparte, nascido Napoleone di Buonaparte; Ajaccio, 15 de agosto de 1769 — Santa Helena, 5 de maio de 1821) foi um líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Adotando o nome de Napoleão I, foi imperador da França de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países. Através das guerras napoleônicas, ele foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre maior parte da Europa.

Napoleão nasceu em Córsega, filho de pais com ascendência da nobreza italiana e foi treinado como oficial de artilharia na França continental. Em 2011, um exame de DNA de costeletas de Napoleão que eram guardadas em relicário confirmou a origem caucasiana de Napoleão desmentindo uma possível ascendência árabe do imperador.

Bonaparte ganhou destaque no âmbito da Primeira República Francesa e liderou com sucesso campanhas contra a Primeira Coligação e a Segunda Coligação. Em 1799, liderou um golpe de Estado e instalou-se como primeiro cônsul. Cinco anos depois, o senado francês o proclamou imperador. Na primeira década do século XIX, o império francês sob comando de Napoleão se envolveu em uma série de conflitos com todas as grandes potências europeias, as Guerras Napoleônicas. Após uma sequência de vitórias, a França garantiu uma posição dominante na Europa continental, e Napoleão manteve a esfera de influência da França, através da formação de amplas alianças e a nomeação de amigos e familiares para governar os outros países europeus como dependentes da França. As campanhas de Napoleão são até hoje estudadas nas academias militares de quase todo o mundo.

Governo

Reinado
1- 20 de Março de 1804 a, 6 de Abril de 1814, 2- 1 de Março de 1815 a, 22 de Junho de 1815
 
Consorte
1- Josefina de Beauharnais, 2- Maria Luísa de Áustria
 
Antecessor
1- Luís XVII (como Rei de França), 2- Luís XVIII (como Rei de França)
 
Herdeiro
Napoleão II
 
Sucessor
1- Luís XVIII (como Rei de França), 2- Napoleão II
 
Casa Real
Bonaparte
 
Dinastia
Bonaparte
 

Vida

Nascimento
15 de agosto de 1769
 
Morte
5 de maio de 1821 (51 anos)
 
Sepultamento
Hôtel des Invalides, Paris,  França
 
Filhos
Napoleão II
 
Pai
Carlo Maria Bonaparte
 
Mãe
Maria Letícia Ramolino
 
Assinatura