Sonhos estão na moda hoje, mas foi em 1962 que a joa­lheria Vivara definiu como missão transformá-los em rea­lidade. De acordo com seu diretor-financeiro, Ernane Abrahão, a empresa tem o compromisso de oferecer joias criadas com o mesmo cuidado de 50 anos atrás, só que agora para um público mais amplo. “A Vivara crê na força dos acessórios e entende que as mulheres investem muito em joias, relógios e óculos de sol, entre outros. Sabemos que nossa cliente está ligada nas últimas tendências.” Segundo Abrahão, a empresa desenvolveu a agilidade necessária para levar o que as clientes desejam ao ponto de venda no momento certo.

Como resultado de suas estratégias e atuação, em cinco décadas a Vivara construiu a maior rede de joalherias do País, com 117 lojas próprias e seis quiosques da marca Tommy Hilfiger, especializados em relógios, em 21 estados —cobrindo as cinco regiões do País— e no Distrito Federal. Os planos da empresa incluem a ampliação da rede de distribuição pela internet, e, para isso, já foi implantado, em junho, um sistema de e-commerce. A produção das joias acontece em sua fábrica, instalada em Manaus (AM).

Presidida por Nelson Kaufman, a Vivara fechou 2011 com faturamento de mais de R$ 500 milhões e crescimento de 30% em relação a 2010. Prova de que a empresa acredita no potencial de consumo do mercado brasileiro, ela prevê crescimento em torno de 20% no faturamento de 2012.