Não à toa, Joey Reiman foi eleito pela revista Fast Company uma das 100 personalidades que mudarão o modo como pensamos e trabalhamos. Reconhecido como o “pai” da “ideiação”, ele já se tornou referência também em “propósito”, com aplicação nos negócios, explicando a importância de descobrir o que nos dá motivo para viver e propondo uma metodologia para fazê-lo.

 Ligando suas duas especialidades, seu novo livro, Propósito, que foi lançado nos Estados Unidos em dezembro de 2012 e chega ao Brasil em julho pela HSM Editora, começa afirmando que algumas ideias são maiores que outras e que a principal delas é a “ideia mestra”, que representa o propósito central de uma companhia. Por exemplo, o slogan “Just Do It” da Nike reflete sua ideia mestra de que os seres humanos não têm limites. A ideia mestra da Disney é a de que a vida é mágica, o que foi exposto, entre outras vezes, no filme Estrela Cadente, de 1996, quando este atribuiu verossimilhança ao fato de as pessoas fazerem um pedido a uma estrela.

O livro de Reiman analisa todos os aspectos envolvidos no ambicioso objetivo de comprometer e alinhar líderes, sócios, fornecedores, funcionários e clientes em torno de um propósito superior. Para tornar sua argumentação clara, ele lança mão de histórias de empresas como P&G, McDonald’s, Coca-Cola, entre outras. Também oferece um modelo para elaborar slogans poderosos e empreender ações de alto impacto para atingir tanto a empresa como a comunidade que a rodeia.