Quem nunca sonhou com um Brasil mais parecido com os Estados Unidos ou a Alemanha? O carioca Rodrigo Kede já. E o melhor é que o mais jovem CEO da história da IBM Brasil —ele tem só 40 anos de idade— assume o cargo sem a visão dogmática própria da geração baby-boomer sobre o que é ou não possível: sua ambição é ver o país entrar no time dos desenvolvidos em 10 ou 15 anos e ele convoca seus colaboradores para ajudar a transformá-la em realidade. Kede segue, assim, uma das principais recomendações de pensadores da inovação em gestão como Gary Hamel: motivar as pessoas com um objetivo que as apaixone e que lhes faça sentido real.

Em entrevista exclusiva a Vladimir Barbieri, presidente do Grupo HSM, o novo CEO, que fez seus 19 anos de carreira dentro da IBM, confirma que a subsidiária brasileira nunca foi tão importante para a corporação mundial quanto agora e compartilha seus planos para aumentar ao máximo essa in­fluência, que passam por valorizar as pessoas insistentemente e inovar cada vez mais.

Você é o mais jovem presidente da IBM Brasil e assume o comando da subsi­diária no momento em que esta se torna muito importante na corporação. Isso não lhe dá frio na barriga?