Por que é tão difícil gerar mudanças duradouras em nossa empresa e comunidade, além de na própria vida? Essa pergunta é o gatilho de Switch: how to change things when change is hard, escrito pelos irmãos Chip e Dan Heath e lançado em 2010 pela editora Broadway Books. A obra tem como objeto de estudo a mudança e como objetivo ser uma ferramenta facilitadora de mudanças.

O principal obstáculo para a mudança duradoura é um conflito instalado em nossa mente, alertam os autores. Citando diversas pesquisas, explicam que ela é composta por dois sistemas diferentes: o racional e o emocional, que competem pelo controle. Por exemplo, nossa mente racional quer realizar algum tipo de mudança no processo de trabalho, mas nossa mente emocional está acomodada à rotina. Tal tensão pode sabotar o esforço de transformação. No entanto, se conseguirmos superar o conflito, a mudança não tardará a chegar.

Com riqueza narrativa e clareza conceitual, Switch (que significa, nesse caso, “mudar”) mostra como pessoas comuns –funcionários, executivos, pais, enfermeiros, professores e empreendedores sociais, entre outras–conseguiram unir ambas as facetas da mente e obter, assim, resultados extraordinários. Para isso, os autores mesclam, de maneira atraente e leve, uma diversidade de histórias individuais e coletivas de mudança –inclusive casos brasileiros, como o da ALL e o da Brasilata– e uma série de recomendações práticas.