No almoço, Denis Weil relaxa no lounge contemporâneo que ele mesmo criou. Reclinado em uma cadeira Lipse com encosto de couro preto, assinada por Wolfgang Mezger, ele saboreia uma salada de frango e beberica um smoothie de frutas. A ambientação é sofisticada: piso e teto de madeira, mesas brancas e iluminação aconchegante saindo de uma luminária baixa, pendente do teto.

Weil espreme um limão na salada, aproveitando o clima tranquilo, que lhe permite concentrar-se na comida. “Amo esta salada. É muito apetitosa”, diz suavemente, com leve sotaque suí-ço. Ele ri, porque, tecnicamente, está na área “descolada” da loja.

Seu lounge contemporâneo fica bem no meio de uma loja McDonald’s que acaba de ser reformada, na cidade de Oak Brook, no estado norte--americano de Illinois. Weil, que é vice-presidente de conceito e design da rede, passou os últimos cinco anos ensinando Jim Carras, vice--presidente de desenvolvimento de restaurantes para os Estados Unidos, e outros executivos e franqueados da empresa de US$ 23 bilhões que uma unidade McDonald’s não tem de significar cores primárias e cadeiras de fibra de vidro.