Romero Rodrigues, fundador do site que se transformou na Buscapé Company, fala sobre sua conversão de empreendedor em gestor que comanda uma empresa de comércio eletrônico baseada na inovação aberta
Ele provavelmente está cansado de falar sobre empreendedorismo. Embora tenha fundado aquela que é, até hoje, a mais bem-sucedida startup do Brasil, o site de comparação de preços Buscapé, Romero Rodrigues já está em outra fase faz tempo: é o principal executivo de sua empresa, cujo controle (91% do capital) vendeu à multinacional Naspers, e está tratando de fazer a nova Buscapé Company crescer, aparecer, inovar e internacionalizar-se para valer.
Inquieto e atento às movimentações do mercado, aos 33 anos ele também se tornou investidor-anjo, apoiando iniciativas de jovens talentos da área digital. Para ele, que largou o curso de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para mergulhar de cabeça no negócio que fundou com amigos na época, investir em novos negócios é o melhor MBA que se pode fazer.
Se o Buscapé se baseava muito em replicar negócios norte-americanos, o que ele não nega, hoje a Buscapé Company procura modelos de negócio inovadores e investe na onda da inovação aberta. Nesta entrevista exclusiva a Jorge Procópio Carvalho, consultor editorial de HSM Management, Rodrigues fala sobre a transição de carreira, de empreendedor a CEO de multinacional, e discute grandes temas da gestão a partir de sua experiência prática, como inovação aberta, mercado digital, retenção de talentos e planos para o futuro.