Ele provavelmente está cansado de falar sobre empreendedorismo. Embora tenha fundado aquela que é, até hoje, a mais bem-sucedida startup do Brasil, o site de comparação de preços Buscapé, Romero Rodrigues já está em outra fase faz tempo: é o principal executivo de sua empresa, cujo controle (91% do capital) vendeu à multinacional Naspers, e está tratando de fazer a nova Buscapé Company crescer, aparecer, inovar e internacionalizar-se para valer.

Inquieto e atento às movimentações do mercado, aos 33 anos ele também se tornou investidor-anjo, apoiando iniciativas de jovens talentos da área digital. Para ele, que largou o curso de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para mergulhar de cabeça no negócio que fundou com amigos na época, investir em novos negócios é o melhor MBA que se pode fazer.

Se o Buscapé se baseava muito em replicar negócios norte-americanos, o que ele não nega, hoje a Buscapé Company procura modelos de negócio inovadores e investe na onda da inovação aberta. Nes­ta entrevista exclusiva a Jorge Procópio Carvalho, consultor editorial de HSM Management, Rodrigues fala sobre a transição de carreira, de empreendedor a CEO de multinacional, e discute grandes temas da gestão a partir de sua experiência prática, como inovação aberta, mercado digital, retenção de talentos e planos para o futuro.