A reputação, definida como uma avaliação social, é uma espécie de vestibular para o futuro da empresa. Define seu status e a receptividade que ela tem diante dos diversos públicos; é o que alavancará seu sucesso amanhã e, para utilizar um termo da moda, “blindará” contra os tropeços naturais de hoje.

Quem passou em primeiro lugar no vestibular deste ano foi a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), ao assumir a primeira posição no segundo ranking Reputation Index 2010, realizado pela DOM Strategy Part­ners em parceria com o Grupo Padrão, do qual participaram mil empresas que atuam no Brasil no período de setembro de 2009 a agosto de 2010. A AmBev conseguiu obter a máxima reunião de elementos de reputação –como gestão de pessoal, capacitação, programas de qualidade, tecnologia, posicionamento de marca, performance no setor, capilaridade e capacidade de internacionalização e exportação do modelo de gestão de todas as unidades do grupo. Um feito.

Sandro Bassili, diretor de relações socioambientais da AmBev, atribui a forte reputação de sua empresa ao trabalho sempre focado em imagem, credibilidade corporativa e resultados financeiros. “Investimos continuamente em inovações para atender às demandas do mercado e estamos sempre atentos aos anseios dos consumidores para posicionar bem nossas marcas”, afirma. A valorização de sua ação em cerca de 42%, superior à elevação de 20% do Ibovespa no período, e o fato de ser uma das marcas mais valiosas do País também contribuíram para esse desempenho.