Gerenciar pessoas e encontrar fórmulas adequadas de engajar equipes é certamente um dos principais desafios encontrados por empreendedores e lideranças em geral, principalmente em um mercado tão diversificado e dinâmico como o brasileiro. Em uma realidade em que muitos falam sobre inovação e modelos disruptivos, cuidar do ambiente interno pode ser o grande divisor de águas entre o fracasso e o sucesso.

Em qual lado você estará dependerá muito mais de sua capacidade de escutar do que necessariamente de sua habilidade com os negócios.

Algo que aprendi depois de alguns tropeços – uns bastante duros, inclusive – foi que não existe empresa sem a participação ativa de todos os seus colaboradores. Pode soar clichê, mas essa é uma realidade que deveria orientar todo líder, seja ele um microempreendedor ou o gestor de uma multinacional, e não orienta. Certamente, é um dos pontos centrais do modelo de gestão de companhias bem-sucedidas e inclui adotar um modelo horizontal de comunicação e criar mecanismos que encorajem os funcionários a compartilhar ideias e sugestões.